Livro aborda horizontes futuros do Complexo Econômico e Industrial da Saúde

por / sexta-feira, 19 maio 2017 / Categoria Notícias, Notícias, Prospecção Estratégica, Todos

De um lado, o compromisso constitucional em garantir um Sistema Único de Saúde (SUS) com universalidade, equidade e integralidade. De outro, a mercantilização da Saúde, a redução do investimento público no setor, a concentração de mercados, a legislação que coloca obstáculos ao acesso ao conhecimento. Diante deste cenário, 14 pesquisadores de diferentes especialidades analisam as tendências futuras para o país e o sistema de saúde no livro “Brasil Saúde Amanhã: Complexo Econômico-Industrial da Saúde”. A obra foi lançada pela Editora Fiocruz dia 30 de maio, no campus Manguinhos, durante as comemorações pelos 117 anos da Fiocruz.

 

“O livro é resultado dos esforços da Fiocruz em antever os cenários futuros do sistema de saúde brasileiro. As análises definem o setor Saúde como oportunidade para o desenvolvimento social, econômico e industrial do país”, apresenta o sanitarista José Carvalho de Noronha, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenador executivo da rede Brasil Saúde Amanhã.

 

Em cinco capítulos, a publicação aborda as trajetórias de inovação nos serviços de saúde do Brasil; os desafios e nichos estratégicos para as indústrias de base química, biotecnológica e mecânica, eletrônica e de materiais do país; e o papel do Complexo Econômico e Industrial da Saúde na garantia da autonomia nacional. A obra foi organizada por José Carvalho de Noronha, Carlos Gadelha, Paulo Gadelha e Telma Ruth Pereira. Assinam os capítulos Laís Silveira Costa, Ligia Bahia, Marco Antonio Vargas, Leonardo Costa Ribeiro,  Leonardo Batista Paiva, José Maldonado, Eduardo Jorge Valadares Oliveira, Raphael Padula, Gustavo Souto de Noronha e Thiago Leone Mitidieri. O prefácio é de Mariano Laplane, presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

 

O projeto Brasil Saúde Amanhã é uma rede de pesquisa que investiga e propõe caminhos para o país e o setor Saúde no horizonte dos próximos 20 anos. Multidisciplinar, a iniciativa aborda o futuro da Saúde no Brasil a partir de perspectivas diversas e complementares, identificando os caminhos possíveis e as políticas públicas necessárias para viabilizar e fortalecer o SUS como um sistema de saúde universal, público, gratuito e de qualidade. O objetivo é incrementar o debate sobre os cenários prospectivos da saúde e gerar estudos que venham a contribuir para o planejamento do setor a longo prazo.

 

Saiba mais!

Leia os Textos para Discussão disponíveis em acesso aberto e entrevistas com os autores:

 

José Maldonado, pesquisador da Ensp/Fiocruz

Texto para  Discussão nº 7: Base Mecânica, Eletrônica e de Materiais: nichos de mercado para o futuro

Entrevista: Oportunidades de inovação para a Saúde

Laís Silveira Costa, pesquisadora da Fiocruz

Texto para Discussão nº 9: Inovação nos Serviços de Saúde: geração e trajetórias

Entrevista: A inovação em saúde não é neutra

Raphael Padula, pesquisador da UFRJ

Texto para Discussão nº 4: Complexo Econômico-Industrial de Saúde, Segurança e Autonomia Estratégica

Entrevista: CEIS, um setor estratégico para a Saúde

Marco Antonio Vargas, pesquisador da Fiocruz 

Texto para Discussão nº 8: Indústria de Base Química no Brasil: potencialidades, desafios e nichos estratégicos

Entrevista: Nichos estratégicos da indústria farmacêutica: horizontes para o SUS

Leonardo Batista Paiva, pesquisador do Inmetro

Texto para Discussão nº 19: Base Biotecnológica no Brasil: desafios e nichos estratégicos

Entrevista: Uma indústria forte para o SUS

 

 

TOP