“Neo-desenvolvimentismo no setor farmacêutico no Brasil”

por / quinta-feira, 12 janeiro 2017 / Categoria CEIS, Notícias, Notícias, Todos

O pesquisador norte-americano Matthew Flynn, da Georgia Southern University, visitou a ABIFINA no dia 8 de dezembro para levantar informações para seu estudo intitulado “Neo-desenvolvimentismo no setor farmacêutico no Brasil”. A relação com a entidade não é de agora. O especialista já havia destacado a militância da ABIFINA e de seu 1º vice-presidente, Nelson Brasil, na defesa da produção farmacêutica e farmoquímica nacional em seu livro “Pharmaceutical Autonomy and Public Health in Latin America: State, Industry and Society in Brazil’s AIDS Program” (editora Routledge, 2015). Leia o capítulo que relata a atuação da ABIFINA.

Na pesquisa atual, Flynn busca entender as relações sociais e o papel do Estado, organizações civis e indústria privada nas políticas industriais para o setor farmacêutico, verificando, de 2003 até hoje, a correlação de forças e os acordos políticos que deram sustentabilidade ao Complexo Industrial da Saúde e programas sociais como o Mais Saúde.

Flynn foi recebido na ABIFINA por Nelson Brasil e o ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, quando trataram da situação atual das políticas públicas para o Complexo Industrial da Saúde e do atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Abifina

Editorias
TOP