O Brasil em 2035

por / segunda-feira, 12 junho 2017 / Categoria Notícias, Notícias, Prospecção Estratégica, Todos

Como se preparar para os rumos futuros do Brasil? Com o objetivo de apresentar cenários e perspectivas que possibilitem subsidiar os tomadores de decisão na formulação de estratégias de desenvolvimento para o país, o Ipea e a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) lançaram o livro Brasil 2035: cenários para o desenvolvimento.

O diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais e também presidente substituto do Ipea, Alexandre Ywata, destacou que as prospecções publicadas no livro auxiliam o instituto a avaliar políticas públicas: “Recentemente instituímos – no Ipea – as projeções de cenários e queremos uni-las aos nossos modelos matemáticos”.

Para o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, o grande desafio que se coloca é pensar o desenvolvimento a partir das trajetórias. “O futuro é um dos nossos principais insumos. Se não tivermos capacidade para analisar e prever o futuro, corremos o risco de tomar decisões equivocadas.”

O momento econômico e político que o país vive propicia a reflexão sobre como e qual tipo de futuro é esperado. Mariano Laplane, presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) diz que é possível ser otimista em relação ao futuro. “Devemos organizar o futuro que queremos construir, elaborar visões compartilhadas de onde queremos chegar”.

Plataforma Brasil 2100

O projeto Brasil 2035 está inserido na plataforma Brasil 2100 – construindo hoje o país de amanhã, que visa estimular o debate sobre possíveis caminhos e desafios para a construção de uma sociedade mais próspera e solidária no Brasil até 2100.

O projeto conta com a parceria de 30 instituições; entre elas o próprio Ipea, a Assecor, Afipea, Anatel, Banco do Brasil, BNDES, Embrapa, ESG, Exército Brasileiro, Fiocruz, Petrobras, Previ, Unesp, USP e Museu do Amanhã. Ao todo, mais de 800 profissionais participaram das 14 oficinas realizadas pelo projeto, o qual ainda contou com uma pesquisa respondida por 640 especialistas, que identificaram incertezas-chave para responder à pergunta “Que caminho o Brasil poderá trilhar até 2035 para que tenhamos um país desenvolvido, com uma sociedade mais livre, justa e solidária em 2100?”.

 

 

Fonte: Ipea

TOP