UNESCO apresenta novo relatório sobre aprendizagem de jovens e adultos na América Latina e Caribe

Com o tema “O impacto da aprendizagem e da educação de adultos na saúde e no bem-estar, no emprego e no mercado de trabalho, e na vida social, cívica e comunitária”, o 3º Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos (Grale III, na sigla em inglês) para América Latina e Caribe é apresentado na manhã desta quarta-feira, 15, no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Profissionais do Instituto da Unesco de Aprendizagem ao Longo da Vida (Unesco-UIL), Werner Mauch, especialista sênior em Políticas e Estratégias, e Daniele Vieira, oficial de programa, apresentaram os panoramas global e regional da Aprendizagem e da Educação de Adultos. Na sequência, a diretora e especialista sênior do Escritório Regional da UNESCO para a América Latina e Caribe (OREALC), Cecilia Barbieri, abordou as tendências da região sobre o tema.

Carlos Eduardo Sampaio Moreno, diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, apresentou dados brasileiros sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA).  A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC) abordou o tema do novo ciclo do Brasil Alfabetizado, programa do MEC que enfatiza a EJA.

O Grale III foi baseado em uma pesquisa de monitoramento realizada por 139 países-membros da Unesco e avalia o progresso global da implementação do Marco de Ação de Belém, conjunto de recomendações, de 2009, voltadas para a elaboração de políticas públicas visando a uma educação de jovens e adultos mais inclusiva e equitativa.

O relatório também investiga o impacto da aprendizagem e da educação de adultos em diversos aspectos da vida, destacados no tema da terceira edição do Grale. Isso reflete uma mudança e uma visão mais holística da educação e da aprendizagem ao longo da vida, integradas com a Agenda 2030 de Educação.  O relatório tem como objetivo guiar políticas públicas e profissionais no caminho para a concretização da educação de qualidade e, também, compartilhar as lições aprendidas desde a publicação do Grale I, em 2009, e do Grale II, em 2013.

O 3º Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos destaca, em especial, três implicações abrangentes da EJA nas políticas públicas. A primeira trata da aprendizagem e da educação de adultos como sendo um componente indispensável da educação e um direito humano fundamental e capacitador. A segunda implicação refere-se à aprendizagem e à educação de jovens e adultos como uma dimensão integral de um curso de vida equilibrado. Por fim, a aprendizagem de jovens e adultos é parte de uma agenda de desenvolvimento sustentável holística, intersetorial, com potencial para oferecer múltiplos benefícios de impacto contínuo.

Fonte: INEP