“A Saúde no Brasil em 2030” alcança mais de meio milhão de downloads - Saúde Amanhã

“A Saúde no Brasil em 2030” alcança mais de meio milhão de downloads

por / terça-feira, 15 fevereiro 2022 / Categoria Bolsão, Prospecção Estratégica

O primeiro livro publicado pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã – “A Saúde no Brasil em 2030: Diretrizes para a Prospecção Estratégica do Sistema de Saúde Brasileiro” – alcançou mais de meio milhão de downloads em 2021. Desde que está disponível em acesso aberto na plataforma Scielo Livros, em 2014, a obra foi baixada 554.230 vezes, sendo 47.247 no ano passado. Pioneira na prospecção de cenários futuros para o sistema de saúde brasileiro, a publicação reúne estudos de uma ampla gama de especialistas. O conteúdo está organizado em duas partes: a primeira propõe diretrizes para a prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro para 2030 e a segunda apresenta cenários prospectivos para a saúde pública brasileira nesse horizonte temporal.  “A proposta é que, por meio das projeções, seja possível acompanhar e transformar indicadores e realidades, auxiliando a gestão estratégica do Sistema Único de Saúde (SUS), definindo diretrizes e recomendações para a conquista de um cenário de futuro desejável para o país”, explica o sanitarista José Carvalho de Noronha, coordenador adjunto da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, que organizou o livro ao lado de Telma Ruth Pereira.

No ano passado, mais três livros da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, inicialmente publicados pela Editora Fiocruz, passaram a integrar o acervo da plataforma Scielo Livros. A trilogia composta pelos volumes “Brasil Saúde Amanhã: complexo econômico-industrial da saúde”, “Brasil Saúde Amanhã: dimensões para o planejamento da atenção à saúde” e “Brasil Saúde Amanhã: população, economia e gestão registrou 3.955 downloads até o último 31 de dezembro.  Os Textos para Discussão publicados no portal Saúde Amanhã seguem a mesma tendência: em 2021, a série recebeu mais de 3.500 visualizações. “São ensaios sobre saúde, desenvolvimento e soberania nacional, projeções de cenários epidemiológicos a longo prazo, discussões sobre a organização do sistema de saúde, reflexões sobre determinantes sociais e ambientais da saúde e análises sobre financiamento setorial e sistema tributário, entre outras contribuições para a prospecção de futuro do sistema de saúde brasileiro”, descreve o coordenador executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, Leonardo Castro, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).

A produção científica da rede de pesquisa sobre o futuro da saúde no Brasil também pode ser encontrada na plataforma Porto Livre, portal de livros em acesso aberto do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Os volumes Vacinas e vacinação no Brasil: horizontes para os próximos 20 anos,  Desafios do acesso a medicamentos no Brasil e Economia e financiamento do sistema de saúde no Brasil somaram 1.972 downloads no ano passado.

Brasil Saúde Amanhã

Parte da Estratégia Fiocruz para Agenda 2030, a iniciativa Brasil Saúde Amanhã constitui uma rede multidisciplinar de pesquisa que investiga e propõe caminhos para o país e o setor Saúde no horizonte dos próximos 20 anos. Desde 2010, produz conhecimento científico publicado em acesso aberto a fim de contribuir com a atuação nacional e institucional em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Como instituição estratégica de Estado para a Saúde, a Fiocruz assume o compromisso de protagonizar a superação dos desafios que hoje se impõem ao sistema de saúde do país, buscando soluções efetivas para os problemas atuais e antecipando questões futuras. Investir na prospecção estratégica de cenários futuros é, portanto, ação preponderante para que a Fiocruz possa cumprir a sua missão de contribuir para a formulação de políticas e programas que promovam a ampliação da qualidade e do acesso às redes de saúde”, aposta o sanitarista Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030.

Bel Levy
Saúde Amanhã
15/02/2022

TOP