América Latina: sociedade, política e saúde em tempos de pandemia

por / terça-feira, 24 agosto 2021 / Categoria Cond. da Saúde, Notícias, População e Saúde, Prospecção Estratégica

“América Latina: sociedade, política e saúde em tempos de pandemia” é o novo livro do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO), com lançamento na próxima sexta-feira, 27 de agosto, às 16h (horário de Brasília), que será transmitido no Facebook e Youtube da CLACSO. Interessados em participar da sala de conferência como debatedores devem se inscrever previamente em bit.ly/FormularioCLACSO.

A obra, que já está disponível em acesso aberto, reúne 17 artigos de pesquisadores latino-americanos que abordam o fenômeno da pandemia de Covid-19, dentre eles, “A humanidade na encruzilhada: a luta contra a barbárie no pós-Covid – Reflexões desde o Brasil”, assinado pelos coordenadores da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, José Carvalho de Noronha e Leonardo Castro, ao lado de Gustavo Souto de Noronha, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), e Ana Maria Costa, diretora do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES). Com a mediação de José Noronha, o debate contará com abertura de Cristiani Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz; apresentação da publicação por Ana Costa e Carolina Tetelboin Herion, da Universidad Autónoma Metropolitana (México); e comentários por Rômulo Paes-Sousa, pesquisador da Fiocruz Minas, e Silvia Tamez-González, professora da Universidad Autónoma Metropolitana (México).

Editado sob coordenação de Carolina Tetelboin Henrion, Daisy Iturrieta Henríquez e Clara Schor-Landman, o livro está organizado em duas partes: “Olhares regionais e comparativos” e “Experiências nacionais e temáticas particulares”. No prólogo, a renomada pesquisadora mexicana Asa Cristina Laurell alerta que é preciso refletir sobre três grandes processos da globalização: o surgimento de uma crise sanitária, os modelos neoliberais para sistemas de saúde e a acelerada degradação do meio ambiente. “A academia deve assumir a sua responsabilidade diante da sociedade. Cabe às distintas disciplinas e aos grupos inter ou transdisciplinares, como os de Saúde Coletiva e Medicina Social, dividir seus saberes e contribuir com conhecimento e vigilância crítica sobre o que fazem os governos”, afirma.

SERVIÇO
Lançamento do livro “América Latina: sociedade, política e saúde em tempos de pandemia”
Sexta-feira, 27 de agosto
16h às 18h – Brasil/Argentina
14h às 16h – México
Assista em facebook.com/CLACSO.Oficial | youtube.com/user/CLACSOtv

TOP