CNS se reúne na Fiocruz

por / segunda-feira, 07 agosto 2017 / Categoria Notícias, Organização do Sistema, Todos

O Conselho Nacional de Saúde se reunirá fora de Brasília pela primeira vez em sua história. O encontro, que acontecerá entre os dias 9 e 11 de agosto, na Fiocruz, reunirá diversas unidades da Fundação, entre elas a Escola Nacional de Saúde Pública, para discutir temas relevantes e urgentes como a atenção básica, os direitos dos usuários de saúde, o desenvolvimento sustentável, entre outros, além da possibilidade de estreitar laços com os conselheiros, mostrando os produtos e serviços que têm a oferecer ao Sistema Único de Saúde. Também estarão na pauta de discussões a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde e a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres. “Diante da conjuntura política, de crise institucional, política e econômica do país e de todas as ameaças ao SUS, é muito importante para a Fiocruz sediar uma reunião do Pleno do CNS. A Escola terá a oportunidade de acolher os conselheiros mostrar nossos processos de formação, investigação e nossa área de atenção e serviços”, afirmou o diretor da ENSP/Fiocruz, Hermano Castro.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, que fará uma apresentação destacando áreas estratégicas da Fiocruz para o desenvolvimento de projetos de cooperação com as comissões temáticas do CNS, destacou que a colaboração busca trazer benefícios à população.

“O momento é de unir esforços em defesa da saúde. Queremos colocar a capacidade intelectual de nossos pesquisadores à disposição do Conselho Nacional de Saúde para pensarmos juntos em projetos que possam contribuir ainda mais para o campo da saúde e trazer benefícios à população. A ideia é termos uma espécie de banco de colaboradores que possam atuar em diferentes eixos temáticos”, comenta a presidente.

Programação

Durante os três dias está prevista uma visita dos conselheiros nas unidades da Fiocruz, de modo a formalizar a cooperação de projetos voltados ao trabalho desenvolvido pelas Comissões temáticas do CNS. Confira a agenda preliminar da reunião.

Dia 9 de agosto – auditório térreo da ENSP

‘Seminário sobre Atenção Básica, Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’

Dia 10 de agosto – auditório térreo da ENSP

296ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde

Dia 11 de agosto – auditório da ENSP

Manhã: 

– Apresentação do Portfólio de Produtos da Fiocruz para desenvolvimento de Projetos de Cooperação com o CNS;

– Visita a Fiocruz;

Tarde:

– debate de Projetos Fiocruz e CNS;

– Assinatura de Carta de Intenções.

Fonte: Ensp

TOP