Cobertura Universal de Saúde no Brasil

por / segunda-feira, 25 agosto 2014 / Categoria Desenv. e Saúde, Notícias, Notícias, Todos

A OPAS/OMS no Brasil finaliza a consulta pública sobre o documento da Estratégia para Cobertura Universal de Saúde (CE154/12) cujo resultado foi sistematizado em um Relatório Técnico que incorporou as contribuições do país, com o propósito de garantir que a estratégia contemple as necessidades do Brasil e esteja em total consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O documento Estratégia para Cobertura Universal de Saúde (CE154/12) apresentado na 154ª reunião do Comitê Executivo da OPAS/OMS em junho de 2014 e foi submetido à consulta pública em vários países da região das Américas, e no Brasil foi conduzido pela representação da OPAS/OMS no Brasil, em plataforma web, estruturada para essa finalidade, e teve como prazo para o envio de contribuições de 06 a 13 de agosto de 2014.

O relatório técnico é um resultado das contribuições enviadas e essas foram estruturadas em dois grupos: o primeiro com caracterização dos dados dos participantes por unidade federativa e principais atores que participaram; e no segundo a apresentação pelos temas: (I) APORTES COM RELAÇÃO AOS ASPECTOS CONCEITUAIS E PREMISSAS e (II) CONSIDERANDO AS LINHAS ESTRATÉGICAS DA COBERTURA UNIVERSAL DE SAÚDE e as contribuições conforme as questões norteadoras.

As contribuições enviadas demonstram a participação de instituições de ensino e pesquisa, associações e entidades, gestores de saúde (Ministério da Saúde, Secretarias de Saúdes Estaduais, Municipais, Distritais), profissionais de saúde, envolvidos no processo de construção e fortalecimento da cobertura universal no país considerando as diretrizes do SUS.

Esse será apresentado durante a Reunião do Grupo de Trabalho do Comitê Executivo da OPAS/OMS que acontece no período de 18 a 20 de agosto de 2014. E ainda será submetido a 53ª Sessão do Conselho Diretivo da OPAS/OMS durante o período de 29 de setembro a 3 de outubro de 2014.

Acesse aqui o Relatório final com as contribuições do Brasil ao processo de consulta pública a Estratégia de Cobertura Universal.

Fonte: OPAS, 18/08/2014

TOP