Covid-19: seminário on-line debate impactos da pandemia sobre o financiamento da Saúde

por / sexta-feira, 05 março 2021 / Categoria Financiamento Setorial, Notícias, Prospecção Estratégica

Os impactos da pandemia de Covid-19 sobre o investimento em saúde e as modalidades de prestação de serviços do setor no país são tema do seminário on-line “Perspectivas do Financiamento da Saúde e Relações Público-Privado no Brasil”, que a iniciativa Brasil Saúde Amanhã promove dia 15 de março, das 10h ao meio-dia.  O evento será transmitido ao vivo pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube. Assista em www.saudeamanha.fiocruz.br.

Com abertura do sanitarista e coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, Paulo Gadelha, e moderação de José Carvalho de Noronha, coordenador executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, o seminário apresentará e debaterá três estudos que abordam a prospecção de cenários futuros para o setor Saúde no horizonte móvel dos próximos 20 anos – dois deles inéditos. Os trabalhos, desenvolvidos sob encomenda da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, estarão disponíveis em acesso aberto no portal Saúde Amanhã, na seção Textos para Discussão.

Em pauta, a reestruturação do setor privado de serviços de saúde, com o economista Marco Antônio Rocha, pesquisador da Universidade de Campinas (Unicamp);  as estratégias de expansão das empresas de planos de saúde em meio à crise sanitária, com a sanitarista Ligia Bahia, pesquisadora do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ); e os fluxos financeiros no financiamento e no gasto em Saúde no Brasil, com o economista Fernando Gaiger, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e autor do TD 43 – Os fluxos financeiros no financiamento e no gasto em Saúde no Brasil, junto a outros colaboradores.

Programação

Reestruturação do Setor Privado de Serviços de Saúde: atualidade e perspectivas
Marco Antônio Rocha, pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia da Universidade de Campinas (Unicamp)

Empresas de Planos de Saúde no Brasil: crise sanitária e estratégias de expansão
Ligia Bahia
Professora do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ)

Membro da da Comissão de Política, Planejamento e Gestão da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)

Os Fluxos Financeiros no Financiamento e no Gasto em Saúde no Brasil

Fernando Gaiger, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Serviço
Seminário on-line “Perspectivas do Financiamento da Saúde e Relações Público-Privado no Brasil”15 de março (segunda-feira)Das 10h ao meio-diaTransmissão on-line pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube Assista em https://saudeamanha.fiocruz.br/

TOP