NOVO CORONAVÍRUS

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) coloca em evidência as fragilidades do sistema de saúde brasileiro e do modelo de desenvolvimento adotado pelo país. O coordenador executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, José Carvalho de Noronha, afirma que o Brasil precisa recompor sua base produtiva, realinhar o pacto federativo e intensificar a cooperação com outros países. E questiona: "Construiremos um estado social forte ou viveremos a barbárie?”. Este especial reúne sugestões de leituras, vídeos e debates que abordam projeções do impacto da pandemia, as perspectivas de futuro para o sistema de saúde brasileiro, as estratégias para o desenvolvimento de uma base produtiva e sua relação com a segurança nacional e a organização do acesso à saúde, dentre outros temas relevantes.



Covid-19 no Brasil: Fiocruz divulga balanço dos 6 meses da pandemia

Boletim é um dos resultados da atuação do Observatório Covid-19 Fiocruz, que integra um conjunto de ações em diversas áreas, como resposta à Covid-19.



Covid-19: prospecção de futuro sobre o sistema de saúde brasileiro



Covid-19: projeções para o futuro



ISC em casa: “Desafios para o enfrentamento da Covid-19 no Brasil”

Assista à integra do seminário promovido pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) com a participação do sanitarista José Carvalho de Noronha, coordenador executivo da rede Brasil Saúde Amanhã, e do professor Jairnilson Paim.


ONU: Pandemia de coronavírus é um teste de nossos sistemas, valores e humanidade

A alta-comissária da ONU para direitos humanos, Michelle Bachelet, e o alto-comissário da ONU para refugiados, Filippo Grandi, apresentam os desafios da pandemia para o mundo e ressaltam a importância de ações que incluam os mais vulneráveis e marginalizados.


UFRJ produz documento sobre impactos macroeconômicos e setoriais no Brasil da epidemia de Covid-19

O estudo foi realizado a partir de simulações dos impactos diretos e indiretos de variações dos quatro componentes da demanda final – exportações, consumo das famílias, formação bruta de capital fixo das famílias e das empresas e gastos do governo.


Nota técnica de pesquisadores da iniciativa Região e Redes enfatiza planejamento regional para o SUS

O documento destaca que a pandemia de Covid-19 colocou em xeque todo o arcabouço de políticas econômicas neoliberais e do capitalismo desregulado dos últimos 40 anos, desafiando respostas amplas do Estado e das políticas de proteção social.


Relatório da ONU aborda prevenção de futuras pandemias a partir da união da saúde humana, animal e ambiental

O documento “Prevenir a Próxima Pandemia: Doenças Zoonóticas e Como Quebrar a Cadeia de Transmissão” foi desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em parceria com o Instituto Internacional de Pesquisa Pecuária.


Crise, condicionantes e desafios de coordenação do Estado federativo brasileiro no contexto da Covid-19

Artigo publicado na Revista Cadernos de Saúde Pública visa extrair reflexões da crise do Estado brasileiro e busca compreender os condicionantes e desafios da coordenação de políticas públicas e do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia.


Cepal lança informativo sobre a pandemia de Covid-19

O “Informe Especial” da Comissão Econômica para América Latina e Caribe visa acompanhar a evolução e os efeitos da pandemia a partir de análises econômicas e sociais.


Entidades da saúde coletiva da Frente pela Vida publicam atualização do Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19

O diagnóstico do Plano, diretrizes e estratégias propostas derivam de um processo de escuta com diversos atores do mundo acadêmico, da gestão da saúde e de movimentos sociais. 


Imperial College of London divulga relatório sobre a evolução do Covid-19 no mundo

O estudo intitulado The Global Impact for Mitigation and Suppression, a pesquisa combina dados sobre padrões de contato específicos por idade e gravidade do Covid-19 para projetar o impacto da pandemia na saúde em 202 países.  


Ipea publica nota técnica sobre o uso da tecnologia da informação para o enfrentamento à Covid-19

Os pesquisadores apontam o uso intensivo de tecnologias da informação e comunicação (TICs) como um dos fatores para os melhores resultados no controle da disseminação do novo coronavírus em alguns países asiáticos.  


Ipea publica nota técnica sobre cuidados com a população idosa e seus cuidadores durante a pandemia

O documento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reconhece que a idade avançada traz perdas cognitivas, físicas e mentais, que podem afetar o desempenho das atividades do cotidiano, requerendo cuidados de longa duração.  


Ipea publica nota técnica sobre fontes de dados para estudos sobre Covid-19

O documento reúne 27 fontes de dados sobre a pandemia de 10 instituições de governo e de organismos multilaterais, além de universidades estrangeiras e instituições privadas.  


OIT publica nota sobre possíveis impactos da Covid-19 no mundo do trabalho e propõe políticas

A nota destaca que os efeitos para o mundo do trabalho global podem levar milhões de pessoas ao desemprego. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o documento será atualizado a medida em que novos dados e informações estejam disponíveis.  


Relator da ONU pede que países adotem renda básica universal de emergência diante da pandemia

Na entrevista publicada no Portal das Nações Unidas Brasil, o especialista em direitos humanos diz ser essencial que os serviços públicos sejam prestados gratuitamente a quem não puder pagar.  


UFRJ produz documento sobre impactos macroeconômicos e setoriais no Brasil da epidemia de Covid-19

O estudo foi realizado a partir de simulações dos impactos diretos e indiretos de variações dos quatro componentes da demanda final – exportações, consumo das famílias, formação bruta de capital fixo das famílias e das empresas e gastos do governo.  


Relatório da ONU aborda prevenção de futuras pandemias a partir da união da saúde humana, animal e ambiental

O documento “Prevenir a Próxima Pandemia: Doenças Zoonóticas e Como Quebrar a Cadeia de Transmissão” foi desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em parceria com o Instituto Internacional de Pesquisa Pecuária.


Crise, condicionantes e desafios de coordenação do Estado federativo brasileiro no contexto da COVID-19

Artigo publicado na Revista Cadernos de Saúde Pública visa extrair reflexões da crise do Estado brasileiro e busca compreender os condicionantes e desafios da coordenação de políticas públicas e do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia.



Covid-19: saúde e segurança nacional


Especialistas afirmam que é preciso construir autonomia estratégica em Saúde

José Carvalho de Noronha, coordenador executivo da rede Brasil Saúde Amanhã, Raphael Padula (UFRJ) e Gustavo Noronha (Unesa) discutem a autonomia estratégica em Saúde a partir da perspectiva nacional, como tema de segurança e desenvolvimento.


Complexo econômico-industrial de Saúde: segurança e autonomia estratégica

Texto para discussão apresenta reflexão sobre o conceito de Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) formulado por Carlos Gadelha, propondo sua ampliação a partir do ponto de vista da Economia Política Internacional.


Populações indígenas e Covid-19: considerações sobre vulnerabilidade geográfica e sociodemográfica

Relatório analisa o potencial de exposição de populações indígenas à Covid-19 no território brasileiro e busca identificar os segmentos da população indígena que apresentam maior vulnerabilidade.



Covid-19: organização do sistema de saúde


Inovação e autonomia no desenvolvimento de OPMEs para atenção ortopédica e cardiovascular

Relatório apresenta resultados de oficina realizada na Fiocruz sobre desenvolvimento e produção de OPMEs para atenção ortopédica e cardiovascular que debateu questões relativas à inovação e autonomia na produção de equipamentos e materiais no Brasil.



Recomendações de medidas não farmacológicas para o enfrentamento da pandemia

Assista à integra da videoconferência realizada em 13 de março com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, com recomendações de medidas não farmacológicas para evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).


Gasto com vigilância em saúde e necessidade de reforço do orçamento para combate à pandemia

Nota técnica apresenta o gasto federal com vigilância em saúde e discute a necessidade de reforço do orçamento do Ministério da Saúde, considerando o papel do ministério para a coordenação de todas as ações e serviços de vigilância em saúde.


Regiões de saúde e capacidade de leitos de UTI e equipamentos para enfrentamento da Covid-19

Nota técnica apresenta a disponibilidade de leitos de UTI, respiradores e outros equipamentos para o conjunto de regiões de saúde no país, e identifica quais possuem capacidade para atendimento dos pacientes graves de Covid-19.


Nota técnica analisa demanda e oferta de leitos e equipamentos para Covid-19 no estado de Minas Gerais

O documento é o primeiro estudo realizado exclusivamente para todo o estado e abrange a análise de 89 microrregiões e 14 macrorregiões de saúde, ambas definidas no Plano Diretor de Regionalização de Minas, em 2019.


Cenários de regionalização para atenção à Covid-19 no estado do Rio de Janeiro

Nota técnica do Projeto de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde (PROADESS), de julho de 2020, avalia a atenção aos pacientes no estado, considerando recursos disponíveis, municípios de ocorrência e fluxos para internação em municípios que não são os de residência.


Nota técnica aborda as necessidades de infraestrutura do SUS para a Covid-19

Nota técnica do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), de março de 2020, busca identificar as áreas de maior carência de leitos, respiradores e ocupação hospitalar.


Ipea e UFMG divulgam nota técnica sobre a demanda e oferta de leitos e equipamentos na pandemia

Além da análise da demanda e oferta de leitos, UTI e equipamentos de ventilação assistida no Brasil, a nota aborda os impactos microrregionais ponderados pelos diferenciais de estrutura etária, perfil etário de infecção e risco etário de internação.


Instituto de Estudos para Políticas da Saúde publica nota sobre custos de hospitalizações em UTI por Covid-19

O estudo visa estimar e discutir os recursos mínimos necessários para suporte de demanda hospitalar adicional do SUS nos próximos meses de pandemia.


Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde lança nota técnica sobre projeção de infectados por Covid-19

O documento, com validade até 30 de março de 2020, busca analisar o aumento dos casos confirmados e o impacto das medidas adotadas para conter a evolução do novo coronavírus no Brasil e no mundo.



Covid-19: acesso à saúde


IBGE antecipa dados de busca por serviços de saúde

Pesquisa traz informações sobre o deslocamento de pessoas que permitem elaborar as estratégias para o enfrentamento da Covid-19.


Mobilidade urbana e acesso ao SUS para casos de Covid-19 nas 20 maiores cidades do Brasil

Nota técnica estima quantos são e onde moram os mais vulneráveis com maior dificuldade de acessar equipamentos de saúde e aponta os estabelecimentos que terão maior estrangulamento de demanda com base na capacidade de oferta de leitos de UTI.


Dimensão territorial da pandemia e fatores que contribuem para a vulnerabilidade nas áreas metropolitanas

Nota técnica trata os aspectos ligados à dimensão territorial da pandemia nas metrópoles brasileiras, reconhecendo a relação existente entre contaminação, infraestrutura e densidade demográfica para identificar os territórios mais propensos à disseminação da Covid-19.


IBGE lança nota técnica sobre informações de deslocamentos para serviços de saúde

O documento visa divulgar parte dos resultados da pesquisa “Regiões de Influência das Cidades 2018”, como oportunidade de uso das informações para medidas de contenção da disseminação do COVID-19 e elaboração de planos e logística de atendimento no País.


Limites e possibilidades dos municípios brasileiros para o enfrentamento dos casos graves de Covid-19

A nota técnica fornece um mapeamento da disponibilidade de leitos de UTI, equipamento de manutenção da vida e tomógrafos por municípios brasileiros, para o atendimento de casos graves de Covid-19.


Nota técnica aborda interiorização da pandemia de Covid-19 e redes de atendimento em saúde

O documento produzido pelo sistema MonitoraCovid-19, da Fiocruz, tem o intuito de contribuir no enfrentamento da Covid-19, adicionando uma perspectiva regional de planejamento.



Covid-19: Fiocruz


Novo coronavírus

Acesse o especial Covid-19 do portal Fiocruz.

TOP