Fiocruz debate desafios da transformação digital para a Saúde Pública

por / terça-feira, 22 setembro 2020 / Categoria Notícias, Prospecção Estratégica, Todos

Os desafios da transformação digital para a Saúde Pública estão em pauta nesta quinta-feira, 24 de setembro, durante o seminário on-line “Revolução Digital e Saúde: contextos, aplicações, riscos”, promovido pela Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, com o apoio da iniciativa Brasil Saúde Amanhã. O evento será realizado das 16h às 18h30, com transmissão on-line pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube.

A programação conta com com quatro painéis temáticos. O primeiro, “Visões da Transformação Digital”, será conduzido pelo advogado Christian Perrone, pesquisador do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio), que apresentará aspectos conceituais e regulatórios da transformação digital e os seus principais impactos para a sociedade. Em seguida, o professor Chao Wen Lung, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), ministrará o painel “Medicina Digital”, em que abordará as possibilidades de uso das tecnologias em serviços assistenciais, diagnósticos e terapêuticos, bem como as perspectivas de desenvolvimento de tecnologias de Telemedicina e Telessaúde.

O pesquisador Diego Xavier, do projeto Big Data do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), tratará das possibilidades de uso de tecnologias digitais na dimensão populacional, nas áreas da epidemiologia e vigilância em saúde, considerando também experiências e iniciativas de monitoramento da pandemia de Covid‐19, durante a palestra “Tecnologias Digitais em Epidemiologia e Vigilância em Saúde”. No último painel, “Implicações e Riscos das Tecnologias Digitais na Saúde”, a coordenadora do MediaLab da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fernanda Bruno, discutirá as implicações sociais e os riscos associados às tecnologias digitais e aspectos ligados à privacidade e concentração de dados, assim como iniquidades e exclusão social.

Cada apresentação será seguida por breves comentários de pesquisadores da Fiocruz. Para tanto, foram convidados Manoel Barral Netto, da Fiocruz Bahia, e Angélica Baptista Silva, Fernando Verani e Leonardo Castro, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). O debate será mediado pelo pesquisador da Ensp/Fiocruz Marcelo Fornazin e a abertura do evento será feita pelo sanitarista Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030. Os participantes poderão fazer perguntas pelo chat do YouTube durante todo o evento.

SERVIÇO
Seminário on-line “Revolução Digital e Saúde: contextos, aplicações, riscos”
24 de setembro, quinta-feira, às 16 horas
Transmissão pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube

TOP