Mackenzie Brasília lança livro sobre impactos da Covid-19 no Brasil

por / quinta-feira, 30 julho 2020 / Categoria Notícias, Prospecção Estratégica, Todos

A polarização política e a disputa pelo poder em plena crise de saúde pública, provocada pela pandemia do novo coronavírus é o que poderá levar o Brasil ao colapso em diversos setores importantes para o funcionamento e prosperidade do País, a exemplo da saúde pública, da economia e do emprego. Essa é uma das conclusões do estudo científico inédito realizado pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB), o NEP-Mackenzie Brasília, publicado no primeiro livro a ser lançado pelos acadêmicos neste projeto, com o título Cenários Pós-Covid 19: Possíveis impactos sociais e econômicos no Brasil.

O livro será lançado em evento inédito no canal oficial da FPMB no youtube, na quinta-feira, dia 30, às 19 horas. A publicação apresenta quatro possibilidades de futuro, que poderão ocorrer nos próximos dois anos. Os cenários foram desenvolvidos com base nos sinais deixados pela conjuntura brasileira e mundial durante os primeiros seis meses de 2020. Ao todo, 390 peritos – pertencentes a instituições públicas e privadas, em sua maioria mestres e doutores -, convidados a participar do projeto em todas as suas fases, trabalharam na identificação das pistas. O estudo foi concluído em tempo recorde, totalmente à distância, em um modelo inovador.

Segundo os especialistas, é preciso, com urgência, construir consensos e abandonar a concorrência pela sobreposição de narrativas, voltando todas as atenções para as soluções práticas. “Há caminhos alternativos a serem construídos, que levariam o país a uma saída sustentada da crise, com a mitigação dos riscos envolvidos, conforme nos mostram alguns cenários”, afirma a coordenadora do NEP-Mackenzie e da da Pós-Graduação em Inteligência, Cenários e Gestão Estratégica, Elaine Marcial.

Seria necessário parceria, união, e a adoção de visão estratégica pactuada entre os três poderes, os entes federados, os agentes econômicos e a sociedade em geral, conforme pontuou a estudiosa. “É necessário colocarmos o Brasil acima das nossas diferenças”, complementa o Dr. Eduardo Schneider, um dos pesquisadores do NEP-Mackenzie.

As informações que constam no livro, algumas já apresentadas à Secretaria Geral de Governo e à Receita Federal, poderão servir como subsídios na formulação de políticas públicas e de estratégias para organizações privadas, colaborando com as tomadas de decisão em relação ao enfrentamento da crise em nível micro ou macro.

Metodologia

Os cenários fornecem a possibilidade de explorar rupturas e os chamados “cisnes negros”, eventos raros, impactantes e quase impossíveis de prever. São narrativas descritivas de visões alternativas plausíveis de uma parte específica do futuro, não sendo necessariamente exatas. A pesquisa conduzida pelo NEP-Mackenzie resultou nos cenários intitulados Insensatez, Contramão, Solidariedade e Sinergia. Os quadros representam eventos futuros que poderão ser configurados a partir das decisões tomadas hoje.

A questão orientadora do projeto (até 2022, o Brasil será bem sucedido ao lidar com os desafios sociais e econômicos gerados pela pandemia do Coronavírus?) foi decomposta em cinco aspectos fundamentais ou dimensões do trabalho: economia, sociedade e demografia, saúde, geopolítica e relações internacionais e político institucional. Os temas foram levantados e tratados por meio da consulta aos peritos que participaram do projeto.

Tomando como base os aspectos fundamentais e a questão orientadora, os peritos foram convidados a listar as principais tendências e possíveis rupturas, bem como selecionar as incertezas críticas. Com base nelas, o grupo de controle construiu os quatro cenários, suas ideias-força e redigiu as histórias a respeito do futuro, consistente e coerentes internamente. Após a redação desses cenários, peritos foram convidados a criticá-los e propor sugestão de melhorias.

De posse dos cenários ajustados, os peritos também foram convidados a realizarem uma análise estratégica, extraindo de cada cenário as oportunidades que deveriam ser aproveitadas e ameaças que deveriam ser eliminadas ou seus riscos mitigados, permitindo, assim, com a explicitação dos desafios, uma saída vitoriosa da atual crise possa ser construída.

Serviço
Lançamento do livro Cenários Pós-Covid 19: Possíveis impactos sociais e econômicos no Brasil
Data:
 30 de julho de 2020 – Quinta-feira
Hora: 19 horas
Linkhttps://www.youtube.com/mackenziebrasilia  

Fonte: Mackenzie Brasília

TOP