Mapas da Saúde

O Visualizador Cartográfico Interativo Saúde Amanhã (VCI-Saúde Amanhã) é uma plataforma digital que permite a visualização, por meio de mapas, dos principais polos de atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Elaborado a partir de informações do DataSUS referentes ao período 2010-2012, o VCI-Saúde Amanhã contempla serviços de média e alta complexidade, além de transplantes e serviços de apoio à diagnose. A plataforma também auxilia a visualização dos fluxos dos usuários em busca de atendimento, evidenciando os principais municípios que demandam serviços de saúde, bem como os que mais são mais demandados. Os mapas de fluxos procuram relacionar o destino e a origem do atendimento, além de apontar possíveis polos e redes de assistência, segundo procedimentos analisados. Os fluxos evidenciam o deslocamento da população em busca de serviços de saúde e os principais locais requisitados, dependendo do nível de complexidade e da oferta disponível no SUS.

Como funciona

Ao ativar um mapa ele ocupará a maior parte da tela e mostrará o conjunto do território dividido em unidades geográficas. Os botões e menus são agrupados acima do mapa e na faixa de controle acima da tela do mapa e permitem agir sobre a apresentação do mesmo. Os indicadores propostos podem ser representados sob a forma de análise por símbolos proporcionais, em primeiro plano, para os indicadores absolutos (números e superfície). Os indicadores são, ainda, classificados em vários temas a serem escolhidos no primeiro menu (canto superior direito à tela do mapa). Uma vez escolhido o tema, seleciona-se o indicador no segundo menu. Depois disso, o mapa é atualizado e a legenda aparece automaticamente. É possível exportar todas as informações obtidas no VCI-Saúde Amanhã para qualquer outro programa de análise de dados.

TOP