ONU se prepara para primeira Conferência Mundial sobre Povos Indígenas - Saúde Amanhã

ONU se prepara para primeira Conferência Mundial sobre Povos Indígenas

por / terça-feira, 16 setembro 2014 / Categoria Notícias, Notícias, População e Saúde, Todos

O representante norte-americano do Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Assuntos Indígenas, Grande Chefe Edward John afirmou que a primeira conferência mundial sobre o tema – a ser realizada em 22 e 23 de setembro – pautou as discussões da 13ª sessão do evento, realizada no último mês de maio.

“Parte do desafio”, declarou referindo-se à situação dos 370 milhões de povos indígenas pelo mundo, “é fazer com que os Estados entendam a natureza dos dilemas dos povos indígenas em todas as regiões onde vivem. A mensagem principal é que precisamos melhorar as condições socioeconômicas desses indivíduos e, para tanto, tomar medidas ativas.”

“O maior desafio continua sendo o impacto no desenvolvimento, especialmente ‘nas terras e territórios dos povos indígenas’ conforme estabelecido na Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas”, disse  o Chefe John.

“Estamos cientes de que ainda enfrentamos diversos desafios na efetivação dos direitos dos indígenas. Da língua à terra, da pobreza à representatividade, inúmeros desses povos ainda enfrentam discriminação, exploração e desproporcional impacto pelos males sociais”, enfatizou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em seu discurso de abertura do evento.

Representantes indígenas pediram aos Estados-membros e a ONU para que respeitem seu direito a uma integral, direta e efetiva participação na preparação da Conferência Mundial sobre os Povos Indígenas, um dos destaques do Fórum Permanente – que também abordou temas como a boa governança, a Ásia como lar de dois terços das populações indígenas e a agenda de desenvolvimento global após 2015.

O Fórum Permanente sobre Questões Indígenas foi estabelecido pelo Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC) em julho de 2000 e oferece recomendações sobre questões indígenas para o Sistema das Nações Unidas. Estima-se que existam mais de 370 milhões de povos indígenas espalhados por 70 países em todo o mundo.

Portal ONU Brasil, 23/05/2014

TOP