Possíveis cenários pós-pandemia

por / sexta-feira, 08 maio 2020 / Categoria Notícias, Prospecção Estratégica, Todos
Grupos de pesquisadores apresentaram, nesta quinta-feira (30/4), ao ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, trabalhos com possíveis conjunturas pós-pandemia e estratégias de controle da Covid-19.
Um dos projetos constrói cenários analíticos para orientar estratégias entre 2020 e 2022, período de grande impacto da crise do novo coronavírus. O trabalho, Cenários pós-Covid-19: possíveis impactos sociais e econômicos no Brasil é desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa de Estudos Prospectivos da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) com o apoio de 400 especialistas.
Também colabora com a secretaria do governo o Observatório de Predição e Acompanhamento da Epidemia Covid-19 (PrEpidemia) da Universidade de Brasília (UnB). O grupo do propõe modelagem de estratégias para o controle da pandemia com base em dados de saúde, economia, geoespacial, entre outros.
De acordo com a FPMB, o governo federal formou um grupo de trabalho que investiga alternativas e soluções para o cenário pós-pandemia. Assim, pretende utilizar as informações elaboradas para a definir ações que atendam ao atual momento e ao período pós-pandemia.
Elaine Marcial, professora da FPMB, estaticista especializada em produção de informação estratégica, diz que o objetivo do grupo é desenvolver pesquisa no campo científico e epistemológico que gerem solidez aos estudos de futuro. Segundo a professora, o desemprego é um dos pontos de preocupação que aparecem nos cenários previstos. “Provavelmente, depois, com a retomada, nem todo mundo vai conseguir se reempregar”, pontua.
Fonte: Correio Braziliense
Autor: Marisa Wanzeller
Foto: Thomaz Silva (EBC)
TOP