Retrospectiva 2021: seminários on-line, Textos para Discussão e novos livros

por / segunda-feira, 24 janeiro 2022 / Categoria Notícias, Prospecção Estratégica, Todos

“Pensar o futuro é ver o presente em movimento”. É com esta citação do filósofo italiano Antonio Gramsci que o idealizador da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, o sanitarista José Carvalho de Noronha, define a missão da rede interinstitucional de pesquisa que, há uma década, projeta cenários e tendências para o Brasil e o setor Saúde. “Nosso primeiro produto foi o livro  ‘A Saúde no Brasil em 2030: Diretrizes para a Prospecção Estratégica do Sistema de Saúde Brasileiro’, lançado em 2013 como resultado de uma cooperação entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) e o Ministério da Saúde. Depois, passamos a compor a Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 e, com a emergência sanitária do novo coronavírus, focamos nossas análises nas tendências para o Brasil após a pandemia”, conta Noronha, que é pesquisador aposentado do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenador adjunto da iniciativa Brasil Saúde Amanhã.

Em 2021, os cenários para o Brasil e o Sistema Único de Saúde (SUS) depois da pandemia foram explorados por dezenas de pesquisadores, de diversas instituições e especialidades, em 11 seminários on-line, dois livros e mais de 30 Textos para Discussão. “Buscamos formar um painel abrangente dos principais desafios colocados para a saúde pública pela atual emergência sanitária e os cenários para o Brasil e o sistema de saúde depois da pandemia de Covid-19”, aponta Leonardo Castro, coordenador executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Todo o conhecimento gerado pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã está disponível em acesso aberto. Os eventos on-line são transmitidos ao vivo pela VideoSaude Distribuidora da Fiocruz e estão em seu canal no YouTube; os livros são editados pela Edições Livres e publicados no portal Porto Livre, do Icict/Fiocruz, e os Textos para Discussão podem ser baixados no portal www.saudeamanha.fiocruz.br”.

“O Saúde Amanhã se constitui como um dos projetos mais exitosos da Fiocruz. Em uma década de atuação, construiu uma base de referências fundamental para a análise do sistema de cuidados à saúde da população brasileira, de forma articulada a grandes marcos, como a pandemia de Covid-19”, avalia o coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, o sanitarista Paulo Gadelha.

Veja os destaques da iniciativa Brasil Saúde Amanhã em 2021:

Série “O Brasil depois da pandemia”No segundo ano da pandemia de Covid-19, a iniciativa Brasil Saúde Amanhã aprofundou o debate sobre o futuro do país e do sistema de saúde após a emergência sanitária de importância internacional deflagrada pelo novo coronavírus. Foram 11 seminários on-line, que tiveram como produtos mais de 30 Textos para Discussão publicados em acesso aberto no portal Saúde Amanhã. Os eventos abordaram segurança e soberania alimentar; tendências e perspectivas da telessaúde; o futuro da Saúde e das cidades; transformações do trabalho em saúde; relações federativas, contratualização de serviços e redes de cuidados em saúde; democracia, representação e ação política; risco, adoecimento e morte no século XXI; governança global da Saúde; Complexo Econômico-Industrial da Saúde; financiamento setorial e relações público-privadas; e Estado Social, administração pública e instituições de Saúde. Acesse todos os Textos para Discussão.        

Livro “Economia e Financiamento do Sistema de Saúde no Brasil” – Lançado em dezembro de 2021 pela Edições Livres, do Icict/Fiocruz, o livro organizado por Paulo Gadelha, José Carvalho de Noronha, Leonardo Castro e Telma Ruth Pereira busca contribuir com o processo de planejamento, definição de prioridades e estratégias do sistema de saúde brasileiro. São seis capítulos, que convergem os debates realizados no âmbito da série “O Brasil depois da pandemia”. Clique aqui para baixar o livro “Economia e Financiamento do Sistema de Saúde no Brasil” no portal Porto Livre.

Conversatórios CLACSO – Em 2021 a iniciativa Brasil Saúde Amanhã estreitou a colaboração com o Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). O livro “América Latina: sociedade, política e saúde em tempos de pandemia”, lançado em agosto, reúne 17 capítulos de pesquisadores latino-americanos do Grupo de Trabalho Estudos Sociais em Saúde da CLACSO, que abordam as respostas e desdobramentos da pandemia de Covid-19 na região. Dentre eles, “A humanidade na encruzilhada: a luta contra a barbárie no pós-Covid – Reflexões desde o Brasil”, assinado pelos coordenadores da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, José Carvalho de Noronha e Leonardo Castro, ao lado de Gustavo Souto de Noronha, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), e Ana Maria Costa, diretora do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES). Clique aqui para baixar o livro “América Latina: sociedade, política e saúde em tempos de pandemia”.

Em setembro Leonardo Castro participou do Conversatório Clacso: Entre público e privado – dilemas da atenção à saúde na América Latina, ao lado de Alicia Stolkiner, da Universidade de Buenos Aires (Argentina); Asa Cristina Laurell, do Instituto Mexicano de Segurança Social (México); Mario Parada, da Universidade de Valparaíso (Chile); e Carolina Tetelboin, docente da Universidade Autônoma Metropolitana Xochimilco (México), responsável pela moderação. Saiba mais.

Mais livros em acesso aberto – Três livros da iniciativa Brasil Saúde Amanhã que abordam tendências futuras para o país e o sistema de saúde estão agora disponíveis em acesso aberto na plataforma SciELO Livros. Inicialmente lançados pela Editora Fiocruz, os volumes Brasil Saúde Amanhã: complexo econômico-industrial da saúdeBrasil Saúde Amanhã: dimensões para o planejamento da atenção à saúde e Brasil Saúde Amanhã: população, economia e gestão juntam-se ao acervo on-line do projeto. Saiba mais.

TOP