Saúde e Ambiente Amanhã

Lembrado todos os anos em 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é oportunidade para refletir sobre preservação do planeta e a promoção da cultura da sustentabilidade. Instituída pela ONU em 1972, durante a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, Suécia, a data mobiliza ações e campanhas em todo o mundo. A rede Brasil Saúde Amanhã destaca alguns conteúdos sobre o tema e suas relações com a saúde pública e coletiva.

Entrevistas

Democracia para superar a injustiça ambiental

“Precisamos desnaturalizar o tema dos desastres ambientais e reconhecer a determinação social desses eventos”, alerta Marcelo Firpo Porto, pesquisador do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Nesta entrevista, ele analisa as perspectivas futuras para o Brasil e o sistema de saúde a partir do conceito de “injustiça ambiental”, decorrente das profundas desigualdades sociais do país.

Os desafios do clima para a Saúde

“É urgente superar a dependência brasileira em relação às commodities”. O alerta é do geógrafo Christovam Barcellos, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e integrante da Rede Clima. Nesta entrevista ele discute a resposta global às mudanças climáticas e aponta a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento para o Brasil, com foco na sustentabilidade.



Novos padrões de vida e consumo para o planeta e a Saúde

Entrevista com o pesquisador Carlos Machado, coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde da Ensp/Fiocruz, aborda o paradoxo de um modelo de desenvolvimento que, ao mesmo tempo, aumenta a expectativa de vida e compromete os sistemas naturais e a permanência da espécie humana no planeta.



Leituras Sugeridas

Saúde e meio ambiente nas cidades: os desafios da saúde ambiental
Artigo de Nelson Gouveia, professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP


Saúde Pública e Meio Ambiente: evolução do conhecimento e da prática, alguns aspectos éticos
Artigo de Helena Ribeiro, professora do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Ensp/Fiocruz


2030: o ano final do Cerrado
Estudos da ONG ambientalista Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil) indicam que o Cerrado deverá desaparecer até 2030.


Desafios para a construção da ‘Saúde e Ambiente” na perspectiva do seu Grupo Temático da Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Artigo publicado na revista Ciência e Saúde Coletiva apresenta o GT Saúde e Ambiente da Abrasco: “núcleo de saberes e práticas em torno das relações entre a sociedade e a natureza, mediadas pelo modo de produção e o trabalho humano, que ajudam a compreender a determinação do processo saúde-doença das diferentes classes e grupos sociais”.


Saúde coletiva, território e conflitos ambientais: bases para um enfoque socioambiental crítico
Artigo de Marcelo Firpo de Souza Porto, Diogo Ferreira da Rocha e Renan Finamore, pesquisadores do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz)



Mudanças climáticas e ambientais e seus efeitos na saúde: cenários e incertezas para o Brasil
Primeiro volume de uma série sobre Saúde Ambiental, a publicação assinada pela Organização Pan Americana de Saúde, Ministério da Saúde e Fiocruz destaca os riscos associados às mudanças climáticas no contexto da globalização, das alterações ambientais, das políticas públicas e da governança.



Políticas e programas

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)




Declaração de Estocolmo para o Meio Ambiente Humano (1972)




Acordo de Paris sob a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima



Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos

Instituições de referência


Ministério do Meio Ambiente



Conselho Nacional de Recursos Hídricos


GT Saúde e Ambiente da Abrasco



Observatório do Clima


TOP