Ponto de partida

Prospectar o futuro significa analisar o presente e as consequências das diferentes ações políticas que podem ser tomadas neste contexto, em curto, médio e longo prazo. Parte-se da premissa que, quanto mais próximo do problema estiver a atividade de prospecção, maior sua contribuição para o processo decisório. Neste sentido, justifica-se o aprofundamento dos estudos em temas específicos.

Em etapas anteriores do projeto Brasil Saúde Amanhã foram realizados 44 estudos abrangendo os mais variados temas, desde aspectos macroeconômicos até aqueles específicos do setor Saúde. Desse esforço resultou o livro “A Saúde no Brasil em 2030: Diretrizes para a Prospecção estratégica do Sistema de Saúde Brasileiro”, publicado pela Fiocruz em versão resumida em maio de 2012 e em cinco volumes com a íntegra dos estudos, em 2013. As publicações foram incorporadas à base SciELO livros, em acesso aberto, e estão disponíveis neste portal, na seção Publicações.

Agora, pretende-se focar em temas específicos da organização da rede de atenção à saúde, que permitirão detalhar o planejamento de futuro. Esta etapa da iniciativa irá aprofundar a prospecção em novos temas, para explorar um leque ainda maior de desafios e soluções na área da Saúde.

TOP