ENSP comemora 62 anos

por / segunda-feira, 12 setembro 2016 / Categoria Desenv. e Saúde, Notícias, Notícias, Todos

Além de destacar a importância histórica da 8ª Conferência Nacional de Saúde, a semana de aniversário dos 62 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) contemplará temas atuais e desafiadores do campo da saúde pública brasileira. Haverá, também, um momento dedicado aos estudantes, que marcará o lançamento do novo Portal de Ensino da ENSP, e à importância do jornalismo crítico e independente na construção de uma proposta democrática de saúde. A semana de comemoração pelos 62 anos da ENSP será de 12 a 16 de setembro e homenageará três décadas da 8ª CNS com o tema: Saúde é nossa conquista e nosso direito. Todas as atividades são abertas ao público.

(Leia aqui a programação do primeiro dia de comemorações do aniversário da ENSP)

No segundo dia (13/9), Os desafios permanentes da 8ª Conferência Nacional de Saúde estarão na pauta de discussões da mesa-redonda que acontecerá às 9 horas, no auditório térreo. O pesquisador do departamento de Endemias Samuel Pessoa Eduardo Stotz e o pesquisador aposentado da ENSP e ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Eduardo Costa, serão os palestrantes do evento coordenado pelo diretor da ENSP, Hermano Castro.

Na segunda atividade do dia, às 14 horas, no salão internacional, a Escola debaterá outro tema de extrema importância para a saúde pública brasileira na atualidade: os grandes empreendimentos. Para isso, os pesquisadores do Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos (LabMep/ENSP) Luciano Toledo, Paulo Sabroza e Jussara Ângelo farão uma retrospectiva da atuação da Fiocruz e apontarão os cenários futuros, no âmbito da saúde, de projetos de grande interesse nacional. A atividade será coordenada por Guilherme Franco Netto, assessor da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde. “Na ocasião, faremos retrospectiva histórica das ações do LabMep no monitoramento de projetos de grandes empreendimentos, como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, a Transposição do Rio São Francisco, dentre outros trabalhos do Laboratório”, afirmou.

Atividade dos alunos, lançamento do portal de Esino e destaque para a comunicação

No dia 14 de setembro, terceiro dia de comemorações, o Fórum de Estudantes da ENSP estará na coordenação da mesa O papel da saúde coletiva e dos trabalhadores e estudantes da saúde na luta pelo SUS no contexto atual. A mesa terá presença da pesquisadora Cristiani Machado, do departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, do professor André Dantas, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, e de representantes do OcupaSUS RJ. Ainda durante o evento, a Vice-Direção de Ensino da ENSP promoverá o lançamento do novo Portal de Ensino da Escola, que apresenta, de forma mais estruturada, as ações institucionais no campo da formação em saúde.

Às 14 horas, o editor-chefe do Programa Radis de Comunicação e Saúde, Rogério Lannes, e o pesquisador aposentado da ENSP Álvaro Nascimento serão os palestrantes da mesa Jornalismo crítico e independente na construção de uma proposta democrática de saúde. O debate será coordenado pela integrante do Laboratório de Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Laces/Icict) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Icict (PPGICS), Janine Miranda Cardoso.

Informe ENSP

TOP