A economista Mariana Mazzucato, diretora do Instituto da Inovação e Propósito Público da University College London (IIPP/UCL) e presidente do Conselho de Economia da Saúde para todos, da Organização Mundial de Saúde, esteve semana passada em Brasília cumprindo uma série de compromissos, entre eles uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que a recebeu em companhia das ministras da Saúde, Nísia Trindade, e da Gestão Pública, Esther Dweck. O presidente informou no Twitter que a pauta do encontro foi “gestão e inovação com foco na saúde”, destacando que “a união de esforços dessas duas pastas tem grande potencial de melhorar a vida do país”.
A preocupação do grupo, segundo Mazzucato, foi discutir como colocar os objetivos sociais (clima e saúde) no centro de uma agenda econômica transformadora, incluindo mudanças na burocracia. A economista italiana, que é hoje uma das principais vozes críticas ao neoliberalismo, esteve também no Ministério da Saúde para apresentar o relatório Saúde para Todos: transformando economias para fornecer o que importa. Mazzucato assinou no mesmo dia um convênio do IIPP/UCL com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que visa a capacitação de servidores federais, além da inovação na administração pública, visando o desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável.
No dia anterior, participou de uma conversa pública com a ministra Esther Dweck sobre investimento, inovação e estratégia industrial para um modelo de crescimento inclusivo, de desenvolvimento sustentável e de prosperidade compartilhada. Na ocasião, lançou seu mais novo livro – The Big Con: How the Consulting Industry Weakens Our Businesses, Infantilizes Our Governments, and Warps Our Economies -, em parceria com Rosie Collington, sobre o relacionamento entre a indústria de consultoria, os negócios, governos e economias.
Lula se reúne com economista italiana Marina Mazzucato
Ministra da Gestão e economista Mariana Mazzucato debatem sobre inovação na ENAP
Gestão e Enap assinam acordo com instituto liderado por economista Mariana Mazzucato
Brasil debate relatório da OMS sobre financiamento de serviços de saúde