Metodologia

O planejamento estratégico implica na concepção de um horizonte móvel e contínuo, bem como na formulação de cenários de prospecção. A rede Brasil Saúde Amanhã trabalha com o horizonte temporal móvel de 20 anos, a partir de três cenários de futuro – desejável e possível; inercial e provável; pessimista e plausível – prospectados para oito grandes temas, considerados eixos da modelagem do setor Saúde: Desenvolvimento e Saúde, População e Saúde, Condicionantes da Saúde, Organização do Sistema de Saúde, Financiamento Setorial, Complexo Econômico e Industrial da Saúde, Saúde e Ambiente e Prospecção Estratégica em Saúde. A essas grandes áreas foi associada a análise do arcabouço de desenvolvimento do país, abordando os cenários macroeconômicos futuros, os rumos da gestão pública no Brasil e as tendências na dinâmica do setor empresarial da Saúde.

Com base no conhecimento já produzido e acumulado, os pesquisadores puderam identificar os elementos essenciais que compõem cada um desses blocos temáticos, bem como as lacunas de conhecimento a serem preenchidas. Avaliaram, também, como a condução da política macroeconômica brasileira impacta a trajetória de desenvolvimento do país. A partir daí, seguindo a metodologia da prospecção estratégica, três cenários para o sistema de saúde brasileiro foram definidos, considerando a capacidade de concretização de cada um deles no horizonte temporal contemplado: o desejável e possível; o inercial e provável; e o pessimista e plausível.

Para evitar exercícios de futurologia e garantir a essência de planejamento estratégico do trabalho, o projeto partiu da definição dos cenários, mais precisamente, do cenário otimista, com o dimensionamento das variáveis relevantes. E depois estabeleceu a trajetória que a economia brasileira deve percorrer para alcançar cada um dos cenários, em termos de decisões de política econômica e de fatos estruturais impactantes. Alternativamente ao cenário otimista, foram interpostos obstáculos (inclusive pela não adoção de políticas adequadas) que impediriam a economia brasileira de atingir o cenário mais favorável.

A difusão de cenários futuros prospectados a partir dos estudos realizados é um processo contínuo, no qual o portal Saúde Amanhã é o principal instrumento. A nova versão da plataforma, lançada em junho de 2016, reforça o compromisso da iniciativa com a ampla divulgação dos resultados das pesquisas realizadas, para que os mesmos sejam apropriados pelos atores políticos e sociais envolvidos na formulação de políticas públicas e por toda população brasileira. Este portal busca dar visibilidade ao conhecimento gerado pelo projeto Brasil Saúde Amanhã e articular a rede de pesquisa em torno do tema. Além disso, o espaço acompanha os rumos da saúde pública brasileira, a partir do monitoramento de estudos e pesquisas realizados, bem como de notícias relacionadas ao tema.

TOP