O projeto Brasil Saúde Amanhã

Qual o futuro do sistema de saúde brasileiro? Esta é a pergunta norteadora do projeto Brasil Saúde Amanhã, uma rede multidisciplinar de pesquisa que investiga e propõe caminhos para o país e o setor Saúde no horizonte dos próximos 20 anos. A prospecção de cenários futuros para a saúde pública brasileira integra os esforços da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para consolidar e qualificar o Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir melhores condições de vida e saúde para a população brasileira. Como instituição estratégica de Estado para a Saúde, a Fiocruz assume o compromisso de protagonizar a superação dos desafios que hoje se impõem ao sistema de saúde do país, buscando soluções efetivas para os problemas atuais e antecipando questões futuras. Investir na prospecção estratégica de cenários futuros é, portanto, ação preponderante para que a Fiocruz possa cumprir a sua missão de contribuir para a formulação de políticas e programas que promovam a ampliação da qualidade e do acesso às redes de saúde.

Nesse contexto, o projeto Brasil Saúde Amanhã visa dar subsídios para o planejamento estratégico do setor Saúde, considerando três eixos: acesso e qualidade da atenção à saúde; financiamento e gestão do SUS; segurança em saúde e Complexo Econômico e Industrial da Saúde (CEIS). Para isso, constitui a Rede de Prospecção, Risco Público e Gestão Estratégica em Saúde, que reúne instituições e especialistas de todo o Brasil, como um instrumento para articular a prospecção estratégica de futuro do sistema de saúde brasileiro.

Sendo multidisciplinar, a iniciativa aborda o futuro da Saúde no Brasil a partir de perspectivas diversas e complementares, identificando os caminhos possíveis e as políticas públicas necessárias para viabilizar e fortalecer o SUS como um sistema de saúde universal, público, gratuito e de qualidade. O objetivo é incrementar o debate sobre os cenários prospectivos da saúde e gerar estudos que venham a contribuir para o planejamento em longo prazo na Saúde.

Por meio de iniciativas como essa, a Fiocruz concretiza a sua missão em atuar como instituição estratégica para a Saúde, contribuindo diretamente com o desenvolvimento do Estado Brasileiro. Contribui, ainda, para o desenvolvimento de um pensamento estratégico na área da Saúde, como apoio ao Ministério da Saúde em suas articulações com a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), no tocante ao planejamento nacional de desenvolvimento de longo prazo.

TOP