Notícias

A judicialização da saúde e suas aberrações

Em artigo publicado pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), o farmacêutico da Fundação Oswaldo Cruz e Coordenador do Movimento Chega de Descaso, Leandro Farias, faz uma análise do crescente fenômeno da judicialização da Saúde e sugere que solução possa estar na maior participação social na tomada de decisões e na luta em defesa de uma saúde pública de qualidade e contra sua visão mercantil. Leia a íntegra.

[…]

Notícias

Novos medicamentos para hepatite C começam a ser distribuídos

O Ministério da Saúde começa a distribuir dois novos medicamentos para hepatite C, o sofosbuvir e daclatasvir. A nova terapia, que será ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aumenta as chances de cura e diminui o tempo de tratamento aos pacientes com hepatite C. Os medicamentos já foram enviados ao Distrito Federal e, a partir do próximo mês, começam a chegar ao restante dos estados. A nova terapia vai beneficiar pacientes cerca de 30 mil pacientes.

[…]

Notícias

Seminário internacional sobre pessoa idosa

A OPAS/OMS no Brasil em parceria com a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde do Brasil realizou o I Seminário Internacional sobre Políticas de Cuidado de Longa Duração para a Pessoa Idosa, em Brasília. Durante esses dois dias o evento proporcionou o intercâmbio de informações e experiências com países que possuem política de cuidado integral implantada ou em elaboração e, ainda, a exposição das experiências brasileiras nesse tema. O debate transversal possibilitou a construção de uma Política de Cuidados de Longa Duração para a Pessoa Idosa no Brasil. […]

Desenv. e Saúde

Into estuda uso de células-tronco para regenerar articulações

Um estudo inédito do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), com sede no Rio de Janeiro, para tratar o desgaste das articulações entre os ossos pode representar, no futuro, o fim do uso das próteses sintéticas tradicionais utilizadas em milhares de pacientes com artrose. […]

Entrevistas

Cenários para a regulação da Saúde no Brasil

“Os limites entre o público e o privado tendem a ficar cada vez menos nítidos na Saúde, já que há muita interação entre os dois segmentos e não se tem vislumbrado uma mudança significativa nesse cenário”. A previsão é da pesquisadora em Saúde Pública Juliana Machado, especialista em Regulação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e colaboradora da rede Brasil Saúde Amanhã, que fala sobre tema em entrevista.

[…]

Notícias

Judicialização na Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, participou nesta quinta-feira (15) da cerimônia de abertura do evento “Diálogo Público: Judicialização da Saúde no Brasil”, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Em sua fala, o ministro avaliou os impactos das ações judiciais na sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e na garantia da segurança do paciente. Muitas vezes, são solicitados na justiça acesso a tratamentos sem registro no Brasil e comprovação de eficácia e segurança. […]

Desenv. e Saúde

Soluções e riscos

A incorporação tecnológica pode impactar os sistemas de saúde para o bem ou para o mal. Por exemplo, enquanto a inovação tecnológica melhora os serviços de prevenção, diagnósticos, tratamentos e reabilitação, também os tornam mais caros e menos inclusivos. Em entrevista para o portal Regiões e Redes, o pesquisador da École Nationale d‘Administration Publique (ENAP), no Canadá, Hudson Pacífico da Silva, fala sobre o tema.

[…]

Desenv. e Saúde

Fiocruz sedia rede internacional de pesquisas sobre mudanças climáticas

Em 2080, o Rio de Janeiro pode enfrentar uma combinação de aumento de 3,4°C na temperatura, com elevação de 82 cm no nível do mar e de até 6% no volume de chuvas. Enquanto isso, São Paulo pode ficar 3,9°C mais quente e ter até 13% mais precipitação. O levantamento faz parte do ‘Segundo Relatório de Avaliação sobre Mudanças Climáticas nas Cidades’ elaborado por 120 cientistas da Rede Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Urbanas (Urban Climate Change Rese-arch Network – UCCRN). Com divulgação integral marcada para o final de novembro durante a 21ª Conferência das Partes (COP-21), em Paris, o documento teve dados divulgados antecipadamente no último dia 13, durante o lançamento do Núcleo da UCCRN na América latina (UCCRN-AL), que tem como sede o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

[…]

Entrevistas

Por uma nova institucionalidade para a Saúde

“É preciso inovar na criação de uma nova institucionalidade para a Saúde”. A orientação é do pesquisador em Saúde Coletiva Alcides Silva de Miranda, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenador da Comissão de Política, Planejamento e Gestão da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Como colaborador da rede Brasil Saúde Amanhã, em setembro Alcides participou do seminário “Brasil Saúde Amanhã: horizontes para os próximos 20 anos”, na Fiocruz, em que apresentou o painel “Segmentos Institucionais de Gestão em Saúde: descrição, tendências e cenários prospectivos”. […]

Sem imagem
Leituras Sugeridas

A viabilidade de um Sistema Universal de Saúde no Brasil

Autora: Maria Lucia Teixeira Wernek Vianna

Ano: 2015

A proposta do debate – a viabilidade de um sistema universal de saúde no Brasil – refere-se, suponho, a um sistema público. Óbvio, me responderiam os organizadores caso eu colocasse uma impertinente interrogação na afirmativa enunciada acima. Mas sempre é bom explicitar, porque no Brasil (e não só no Brasil, mas é dele que estamos falando) conjecturar sobre o público sem mencionar sua presumida alteridade – o privado – pode comprometer a análise. O que vale tanto para a saúde como para a educação, a infraestrutura, etc.

Leia na íntegra […]