A maioria dos brasileiros é atendida pela rede pública quando apresenta algum problema de saúde. A conclusão é da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), o mais completo inquérito de saúde do país, divulgado na última terça-feira, 02 de junho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o estudo aponta que 71% dos 156 milhões de brasileiros que costumam procurar o mesmo serviço de saúde buscam atendimento na rede pública. A PNS revela, ainda, que dos 30,7 milhões de pessoas que procuraram o Sistema Único de Saúde (SUS) nas duas últimas semanas anteriores à pesquisa, 97% conseguiram atendimento e 95,3% foram atendidos na primeira visita. Esses e outros resultados servirão de base para que o Ministério da Saúde possa traçar suas políticas públicas para os próximos anos.
Presente ao lançamento da PNS, o ministro da Saúde Arthur Chioro reiterou a relevância da iniciativa. “A pesquisa investigou as condições de saúde dos brasileiros e a utilização dos serviços públicos de saúde a partir do ponto de vista da própria população. Assim, o inquérito nos mostra como a população brasileira usa o SUS e como podemos aprimorar a atenção à saúde no país. Esta pesquisa é um marco, que traz questões sobre o acesso aos serviços de saúde, onde estamos e para aonde precisamos ir”, avaliou o ministro da Saúde.
Para Chioro, a prospecção estratégica do futuro é decisiva neste processo. “Há um princípio do planejamento que diz: planeje sempre antes. Tomar decisões a partir dos imperativos da realidade, açodado pelas emergências, muitas vezes é necessário, mas não é o melhor caminho. O melhor caminho é construir cenários e olhar para o cenário mais pessimista, para que possamos superá-lo; para o cenário mais realista, para perceber o que queremos preservar e o que não podemos manter; e para o cenário mais otimista, para termos uma imagem objetiva para seguir com obstinação. O amanhã não está dado e depende de nosso protagonismo a cada momento. Por isso eu parabenizo o esforço da Fiocruz e da rede Brasil Saúde Amanhã em dar esta contribuição não apenas para o SUS, mas para o Brasil”, declarou o ministro da Saúde.
Ouça o comentário do ministro da Saúde Arthur Chioro sobre a rede Brasil Saúde Amanhã e a realização de estudos prospectivos
Ministro da Saúde Arthur Chioro comenta sobre a rede Brasil Saúde Amanhã
De acordo com Chioro, os dados da PNS irão ajudar a aperfeiçoar as políticas públicas de saúde. “Com a apropriação qualificada da pesquisa, iremos perseguir um modelo de acesso que resolve o problema do cidadão. Os vários números levantados também demonstram que estamos atendendo objetivamente e de forma igualitária a todos, além de permitir desconstruir a imagem criada no Brasil de que o SUS não atende a população”, destacou o ministro da Saúde.
Leia a cobertura completa do lançamento da Pesquisa Nacional de Saúde no site do IBGE
Equipe Portal Saúde Amanhã, Bel Levy, 08/06/2015