Segurança e soberania alimentar são tema do novo livro do Saúde Amanhã

Já está disponível a mais nova publicação da Iniciativa Saúde Amanhã, o livro digital “Alimentação e Nutrição no Brasil: Perspectivas na Segurança e Soberania Alimentar“. Mais uma parceria do Saúde Amanhã e da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 com o selo Edições Livres, do ICICT/Fiocruz, a obra está disponível em acesso aberto no Porto Livre – Portal de Livros em Acesso Aberto da Fiocruz.

Organizado por Gustavo Noronha, Renato Maluf, Leonardo Castro, José Noronha, Nelson Delgado e Paulo Gadelha, o livro traz contribuições de um importante grupo de pesquisadores, referências no tema, e representa mais um esforço no sentido de contribuir para o processo de planejamento, definição de prioridades e estratégias políticas do sistema de saúde brasileiro, a partir da Fiocruz, tendo como referência a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que tem como um de seus objetivos centrais “acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”. Os estudos reunidos no livro foram apresentados em uma primeira versão em seminário organizado pelo Saúde Amanhã em novembro de 2021 e revisados e atualizados pelos autores para a presente publicação.

Conforme a Apresentação do livro, assinada por Gustavo Noronha e Thiago Varanda Barbosa:

“É difícil pensar em uma esfera da vida que ultrapasse a importância ôntica da alimentação para nós, seres sociais. O alimento nutre nossas células, sustenta nossos órgãos, nos dá a energia vital para sermos e estarmos no mundo. Ao mesmo tempo, a comida sustenta os arranjos sociais de cada país. Seus processos de produção são configurados com base em aspectos sistêmicos. Quem quer uma relação saudável com a alimentação tem diante de si uma luta em vários níveis. 

“Os sete capítulos do livro oferecem abordagens complementares para a compreensão de nossa busca por uma alimentação saudável. Cada capítulo delineia um problema específico, sem nunca deixar de relacionar um segmento do contexto sistêmico. O resultado é uma ferramenta importante tanto para pesquisadores quanto para cidadãos, que fazem escolhas políticas e de consumo individual e familiar em torno da questão alimentar.”

Conheça outros livros do Saúde Amanhã com o selo Edições Livres, disponíveis no Porto Livre – Portal de Livros em Acesso Aberto da Fiocruz:

Economia e financiamento do sistema de saúde no Brasil

– Vacinas e vacinação no Brasil: horizontes para os próximos 20 anos

– Desafios do acesso a medicamentos no Brasil

Assista aos vídeos do seminário O Brasil depois da Pandemia – Alimentação e nutrição: perspectivas na segurança e soberania alimentar, realizado nos dias 29 e 30 de novembro de 2021, no canal YouTube da VideoSaúde – Distribuidora da Fiocruz:

Parte 1 – Transmitido ao vivo em 29 de nov. de 2021
Parte 2 – Transmitido ao vivo em 30 de nov. de 2021