A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) realizaram, nesta terça-feira (20), a solenidade de premiação do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Na ocasião, foi anunciada a classificação das 10 iniciativas vencedoras – e do destaque Sustentabilidade – e os prêmios a elas atribuídos, além do lançamento da 21ª edição do Concurso Inovação. O evento aconteceu no auditório da Enap e contou com a presença de representantes de embaixadas e diversas autoridades do governo federal.
A mesa de abertura do evento foi composta pelas seguintes autoridades: presidente da Enap, Francisco Gaetani; embaixador do Canadá, Riccardo Savone; embaixadora da Noruega, Aud Marit Wiig; embaixador da Suécia, Per-Arne Hjelmborn; conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França e diretor do Instituto Francês no Brasil, Alain Bourdon; vice-chefe de Missão e chefe da Chancelaria da Embaixada do Chile, conselheiro Rodrigo Arcos; e o executivo principal do setor privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Marcelo dos Santos.
Para o diretor de Inovação da Enap, Guilherme de Almeida, o concurso chega a sua 20ª edição mantendo um papel relevante no reconhecimento e disseminação das inovações produzidas pelos servidores públicos federais. “A Enap está cada vez mais voltada para promover a inovação como ferramenta de transformação do serviço público”, disse.
Ao final do evento, o presidente da Enap, Francisco Gaetani, parabenizou os vencedores pelos esforços de inovar em um contexto que não incentiva a inovação. “Quando falamos em inovação, falamos em limites. São limitações que precisamos superar, enfrentar e redefinir para que os limites do possível sejam continuamente transformados e para que possamos fazer melhor o nosso trabalho”, concluiu.
Após a premiação, foi lançada a 21ª edição do Concurso Inovação em Gestão Pública.
A seguir, a classificação das iniciativas premiadas:
• 1º lugar: Parcerias para o desenvolvimento produtivo de insumos estratégicos do SUS (MS)
• 2º lugar: Programa Start-Up Brasil (MCTI)
• 3º lugar: Facilitação e Ampliação do Acesso Gratuito ao Transporte Aéreo de Órgãos, Tecidos e Equipes para Transplantes (SAC-PR)
• 4º lugar: Sistema Macros (CGU)
• 5º lugar: Classificação Indicativa para o Mercado Digital: a solução para um novo mercado – IARC (MJ)
• 6º lugar: Consumidor.gov.br (MJ)
• 7º lugar: Central de Compras e Contratações do Governo Federal (MP)
• 8º lugar: O Processo Eletrônico Nacional e a solução que revolucionou a gestão dos processos administrativos governamentais (MP)
• 9º lugar: Novo Marco Legal para a Implementação do Programa Cisternas (MDSA)
• 10º lugar: Sinesp Cidadão (MJ)
• Destaque sustentabilidade: Destinação ambientalmente adequada de resíduos provenientes da destruição de bebidas apreendidas pela Receita Federal (MF)
Premiações – Para as iniciativas contempladas entre o 1º e o 7º lugar – e o destaque Sustentabilidade – os prêmios serão missões técnicas internacionais aos países apoiadores. Além desses prêmios, todas as iniciativas vencedoras receberão: assinatura, com validade de um ano, da Revista do Serviço Público (RSP); publicações da Enap; certificados para os integrantes das equipes; divulgação no Banco de Soluções, disponível no site do Concurso; e Selo Inovação – imagem que só pode ser utilizada pelas próprias iniciativas premiadas em seus materiais de divulgação impressa e/ou eletrônica.
Nesta edição, o Concurso Inovação conta com o apoio das Embaixadas do Canadá, do Chile, da França, da Noruega e da Suécia, além do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
O Concurso Inovação tem o objetivo de estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações do governo federal, de disseminá-las e de valorizar servidores públicos que atuam de forma criativa. O prêmio tem alcançado sucesso ao longo desses 20 anos, somando no período 1.934 práticas inscritas e 362 iniciativas premiadas. Nesta 20ª edição, o Concurso Inovação obteve 102 inscrições válidas.
Em um estudo publicado recentemente na revista Oncotarget, pesquisadores do A.C. Camargo Cancer Center descreveram um conjunto de 26 genes com potencial para se tornarem biomarcadores de agressividade para um subtipo de câncer de mama conhecido como carcinoma ductal in situ (DCIS, na sigla em inglês). […]
A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) passará a fornecer para o SUS o medicamento cabergolina 0,5 mg – indicado para o tratamento da acromegalia (alteração hormonal que promove crescimento de nariz e orelhas) e distúrbios hormonais relacionados à prolactina, que afetam o mecanismo do leite materno. O fornecimento é destinado aos 26 estados e o Distrito Federal e envolve mais de dois milhões de comprimidos somente em 2015. […]
O ano era 1985. Trabalhadores rurais, crianças e turistas — as principais vítimas de acidentes com animais peçonhentos — sofriam com a falta de soro antiofídico (contra o veneno de cobra) nos postos de saúde e hospitais de todo o país. O problema chamou a atenção da imprensa, que relatava casos de pessoas que ficavam sem assistência, sofriam amputações ou até chegavam à morte pela falta do produto nas unidades de saúde. Para suprir a ausência desse insumo, o governo brasileiro iniciou a importação emergencial do soro, mas esbarrou em outro impasse: os antígenos produzidos a partir do veneno de cobras existentes em outros países não se adaptavam bem às espécies brasileiras.A origem deste problema de saúde pública estava no fechamento de uma única empresa, a Syntex do Brasil, responsável por boa parte da produção de soro antiofídico no país e de outros imunobiológicos. Depois que o Ministério da Saúde apontou irregularidades em amostras da vacina DPT (a chamada “tríplice bacteriana”, que previne contra difteria, tétano e coqueluche), fabricadas pela empresa, a multinacional simplesmente fechou as portas e interrompeu a produção de vacinas, soros e outros antígenos — com prejuízo para a saúde da população, que ficou sem acesso a um insumo essencial para salvar as vítimas de picadas de cobras. […]