“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”. “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. “Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos”. “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. “Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles”. São desafiadores os objetivos que compõem a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para discutir o papel do Brasil e do setor Saúde no cumprimento deste compromisso global e avaliar as perspectivas nacionais e setoriais até 2030, a rede Brasil Saúde Amanhã promove o seminário “Saúde, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, dias 11 e 12 de setembro, das 9h30 às 16h30, no Salão de Leitura do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). O evento será transmitido on-line. Para assistir, acesse www.saudeamanha.fiocruz.br.
“A Agenda 2030 será analisada sob uma perspectiva crítica, abrangente e estratégica, no plano global, para que possamos identificar e apontar caminhos, no plano nacional e no setor Saúde, para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos para 2030. Esse seminário reflete a missão da rede Brasil Saúde Amanhã de articular pesquisadores e instituições em um esforço de prospecção estratégica do futuro do Brasil e da Saúde”, adianta o coordenador executivo da rede Brasil Saúde Amanhã, José Carvalho de Noronha, pesquisador do Icict/Fiocruz, que estará na mesa de abertura do evento ao lado da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; do sanitarista Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030; e do pesquisador Rodrigo Murtinho, diretor do Icict/Fiocruz.
Programação
O seminário “Saúde, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” organizará a discussão sobre a Agenda 2030 em torno de quatro painéis temáticos: “Desenvolvimento e Sustentabilidade”, moderado por Leonardo Castro; “Saúde, Ambiente e Sustentabilidade”, por Ricardo Dantas; “Desenvolvimento, Saúde e Proteção Social”, por Luciana Lima; e “Perspectivas e Desafios da Agenda 2030”, por Paulo Gadelha, todos pesquisadores da Fiocruz.
Na segunda-feira, 11, às 10h, o painel “Desenvolvimento e Sustentabilidade” contará com exposições sobre “Cenários globais e caminhos do desenvolvimento”, por Raphael Padula, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); “Infraestrutura e indústria: perspectivas”, por Carlos Gadelha, pesquisador do Grupo de Inovação em Saúde da Fiocruz; e “Segurança Alimentar: agricultura, uso e propriedade da terra”, por Gustavo Noronha, economista do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
À tarde, a partir das 14h, o painel “Saúde, Ambiente e Sustentabilidade” discutirá a gestão sustentável da água e do saneamento, as mudanças climáticas e a saúde e a sustentabilidade dos assentamentos humanos e o desenvolvimento urbano: “Saúde, Água e Saneamento”, com André Monteiro Costa, pesquisador da Fiocruz Pernambuco; “Mudanças climáticas, desastres ambientais e saúde”, com Carlos Machado, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz); e “Cidades Inclusivas e Sustentáveis?”, com Luiz César Ribeiro, pesquisador do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ.
Na terça-feira, 12, o evento terá início às 9h30, com o painel “Desenvolvimento, Saúde e Proteção Social”. A pesquisadora da Ensp/Fiocruz Cristiani Vieira Machado apresentará a conferência “Direitos e Equidade: desafios para a política social”; Maurício Barreto, pesquisador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs) da Fiocruz Bahia, abordará o tema “Saúde e condições de vida: para onde vamos?”; e José Noronha proporá a discussão “Perspectivas da organização dos cuidados à saúde”.
Por fim, na tarde de terça-feira, o painel “Perspectivas e Desafios da Agenda 2030” buscará um enfoque crítico e estratégico sobre os Objetivos de Desenvolvimento Susentável. Serão três palestras: “Ciência, Tecnologia e Inovação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, com Carlos Morel, coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) da Fiocruz; “A sustentabilidade da Agenda 2030”, com o coordenador do Centro de Relações Internacionais (Cris) da Fiocruz, Paulo Buss; e “Monitoramento do desempenho do setor Saúde”, com o pesquisador do Icict/Fiocruz, Josué Laguardia.
Bel Levy
Saúde Amanhã
25/08/2017