CONASS debate a crise contemporânea dos modelos de atenção à saúde - Saúde Amanhã

CONASS debate a crise contemporânea dos modelos de atenção à saúde

por / quarta-feira, 21 maio 2014 / Categoria Notícias, Notícias, Organização do Sistema, Todos

Cerca de 200 pessoas participaram no último dia 13, do seminário CONASS Debate – A crise contemporânea dos modelos de atenção à saúde, em Brasília. O encontro teve como objetivo debater o predomínio das condições crônicas e a necessidade de modernização dos sistemas de saúde, no Brasil e no mundo.

Na abertura do seminário, o presidente do CONASS, Wilson Duarte Alecrim, destacou a importância do tema abordado neste terceiro debate de uma série de discussões que o CONASS tem promovido por meio do projeto CONASS Debate. “O que vamos discutir aqui hoje não é um problema só do Brasil, só da Europa ou só da América do Norte. É  um desafio comum a todos nós e que nos instiga à discussão a fim de encontrarmos soluções que nos ajudem a enfrentar essa situação”.

Durante a manhã, o assessor do programa Obamacare, Rafael Bengoa, falou sobre a implantação do modelo de atenção às crônicas no país Vasco na época em que foi ministro da Saúde.

O professor Eugênio Vilaça Mendes contextualizou o tema e falou sobre os diversas aspectos sobre a crise que assola os modelos de atenção à saúde no Brasil e no mundo.

O debate continuou na parte da tarde com as exposições de Luiz Facchini, professor da Universidade Federal de Pelotas, Claunara Schilling Mendonca, professora de Medicina de Família no Departamento de Medicina Social da Universidade do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rolim Sampaio, chefe do Escritório de Serviços de Saúde da Unimed Belo Horizonte e Frederico Guanais – PhD, especialista Líder em Saúde da Divisão de Proteção Social e Saúde do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Acesse nos links abaixo as apresentações dos expositores do seminário:

Rafael Bengoa –http://pt.slideshare.net/CONASS/rafael-bengoa-34634358
Eugênio Vilaça –http://pt.slideshare.net/CONASS/a-crise-contempornea-dos-modelos-de-ateno-sade
Frederico Guanais –http://pt.slideshare.net/CONASS/frederico-guanais
Claunara Schilling –http://pt.slideshare.net/CONASS/claunara-schilling
Luiz Fachinni – http://pt.slideshare.net/CONASS/acesso-e-qualidade-da-ateno-ao-diabetes-entre-idosos-iniquidades-sociais-e-modelo-de-ateno
Luis Fernando Rolim – http://pt.slideshare.net/CONASS/luis-fernando-rolim

 

Portal do CONASS, 13/05/2014

TOP