Brasil depois da pandemia: seminário on-line debate riscos, adoecimento e morte no século XXI

por / quinta-feira, 06 maio 2021 / Categoria Notícias, Prospecção Estratégica

Cenários epidemiológicos, emergências sanitárias e previsões para as próximas décadas estarão em pauta no seminário on-line “O Brasil depois da pandemia – Riscos, adoecimento e morte no século XXI: desafios para o sistema de saúde”, promovido pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã no dia 17 de maio, das 10h ao meio-dia.  O evento será transmitido ao vivo pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube. Assista em www.saudeamanha.fiocruz.br.

O evento marca a publicação de mais três Textos para Discussão (TD) inéditos, disponíveis em acesso aberto no portal Saúde Amanhã. O vice-diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, e o pesquisador em Saúde Pública Walter Ramalho, docente da Universidade de Brasília (UnB) apresentarão o TD 55 –  Possíveis Cenários Epidemiológicos para o Brasil em 2040. O pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) Paulo Nadanovsky, que também é professor do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) comentará os resultados do TD 56 – Mortes por Causas Externas no Brasil: Previsões para as próximas duas décadas, produzido em coautoria com Ana Paula Pires dos Santos. E a professora de Epidemiologia do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA)Maria Glória Teixeira exibirá uma síntese das principais epidemias e pandemias enfrentadas pela humanidade, pensando em cenários de novas emergências sanitárias, tema do TD 57 -Vigilância Epidemiológica e Emergências em Saúde Pública produzidas por Agentes Infecciosos, assinado também por Eduardo Hage Carmo, Ramon da Costa Saavedra e Maria da Conceição N. Costa.

A abertura do evento será conduzida pelo sanitarista Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, e a moderação ficará  a cargo do coordenador executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, José Carvalho de Noronha, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

Programação

Possíveis Cenários Epidemiológicos para o Brasil em 2040
Jarbas Barbosa, vice-diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas)
Walter Ramalho, docente da Universidade de Brasília (UnB)

Mortes por Causas Externas no Brasil: Previsões para as próximas duas décadas
Paulo Nadanovsky, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e professor titular do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ)

Vigilância Epidemiológica e Emergências em Saúde Pública Produzidas por Agentes Infecciosos
Maria Glória Teixeira, professora de Epidemiologia nos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA)

Serviço
Seminário on-line “O Brasil depois da pandemia
Riscos, adoecimento e morte no século XXI: desafios para o sistema de Saúde”
17 de maio (segunda-feira)
Das 10h ao meio-dia
Transmissão ao vivo pelo canal da VideoSaude Distribuidora da Fiocruz no YouTube
Assista em saudeamanha.fiocruz.br

TOP