Economia global e Complexo da Saúde: horizontes pós-pandemia - Saúde Amanhã

Economia global e Complexo da Saúde: horizontes pós-pandemia

por / quarta-feira, 24 março 2021 / Categoria Notícias, Prospecção Estratégica, Todos

As consequências  da atual crise sanitária na economia global, seus impactos sobre a economia brasileira e as transformações tecnológicas, econômicas e sociais no pós-pandemia estarão em debate no seminário on-line “O Brasil depois da pandemia: horizontes econômicos no mundo e no Brasil e o Complexo da Saúde”, dia 29 de março, das 10h ao meio-dia. O evento é promovido pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã, no contexto da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, e será transmitido pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. Assista em www.saudeamanha.fiocruz.br.


Sob moderação do coordenador executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, o pesquisador José Carvalho de Noronha, os cenários futuros para a economia global e nacional e o sistema produtivo da Saúde serão discutidos por três economistas: Carlos Medeiros, professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Pedro Rossi, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e  pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON); e Carlos Gadelha, coordenador das Ações de Prospecção da Fiocruz e líder do grupo de pesquisa em Desenvolvimento, Complexo Econômico e Industrial e Inovação em Saúde (GIS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). A abertura do evento será conduzida pelo sanitarista Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030.


Carlos Medeiros e Pedro Rossi apresentarão os resultados dos Textos para Discussão produzidos para a iniciativa Brasil Saúde Amanhã. O professor da UFRJ abordará tendências e movimentos sobre a evolução da economia global e o pesquisador do CECON ilustrará cenários macroeconômicos em meio às incertezas futuras. Gadelha, por sua vez, comentará a chamada “versão 4.0” do Complexo Econômico e Industrial da Saúde (CEIS), a partir do mais recente voluma do periódico Cadernos do Desenvolvimento, intitulado “Desenvolvimento, saúde e mudança estrutural: o Complexo Econômico-Industrial da Saúde 4.0 no contexto da Covid-19“.

Programação
Mudanças e continuidade na economia global nas próximas décadas e os desafios para os países em desenvolvimento
Carlos Medeiros, professor titular do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
O Brasil do Ffuturo: incertezas críticas e cenários econômicos para as próximas duas décadas
Pedro Rossi, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON)
O Complexo Econômico-Industrial da Saúde 4.0: por uma visão integrada do desenvolvimento econômico, social e ambiental
Carlos Gadelha, coordenador das Ações de Prospecção da Fiocruz e líder do grupo de pesquisa em Desenvolvimento, Complexo Econômico e Industrial e Inovação em Saúde (GIS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz)

SERVIÇO
Seminário on-line “O Brasil depois da pandemia: horizontes econômicos no mundo e no Brasil
o Complexo da Saúde”
29 de março (segunda-feira)
Das 10h ao meio-dia
Transmissão ao vivo pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube
Assista em
saudeamanha.fiocruz.br

TOP