Em debate: os desafios para a construção de um sistema de saúde equitativo - Saúde Amanhã

Em debate: os desafios para a construção de um sistema de saúde equitativo

por / quinta-feira, 15 setembro 2022 / Categoria Financiamento Setorial, Prospecção Estratégica, Todos

A Iniciativa Brasil Saúde Amanhã, da Fundação Oswaldo Cruz, vinculada à Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, que tem por missão desenvolver estudos prospectivos sobre o sistema de saúde brasileiro, dá continuidade no dia 19 de setembro aos seminários “Diálogos Saúde Amanhã”, com o debate “Estado, Mercado e Saúde: Equidade e Justiça Redistributiva”.

A mesa será composta por pesquisadores de várias instituições, que colocarão em debate os desafios a serem enfrentados na construção um sistema de cuidados mais equitativo, rumo à universalização de fato da saúde no Brasil. A marca distintiva do sistema de saúde brasileiro é o contraste entre a consigna do acesso universal e igualitário, gravada na Constituição, e a naturalização e o incentivo à mercantilização da oferta pela forte presença de um setor privado “suplementar”. Pautadas pelo lucro e pela seleção dos riscos, as soluções de mercado têm levado à segmentação da oferta e à concentração do consumo de serviços. 

José Carvalho de Noronha, pesquisador da Fiocruz e coordenador adjunto da Iniciativa Brasil Saúde Amanhã, será o moderador da mesa de debate, realizada em 19 de setembro, de 10h às 12h, em modalidade remota, com transmissão em tempo real através do canal VideoSaúde _ Distribuidora da Fiocruz no Youtube.

As gravações dos dois primeiros debates da primeira rodada do seminário “Brasil Saúde Amanhã” – “Visões da desigualdade no Brasil e no mundo” e “Gasto público e privado em saúde no Brasil: o que se pode esperar para 2040-50” – estão disponíveis no canal VídeoSaúde. No dia 22, será realizada a última mesa do seminário.

TBTs:

Livro Financiamento:

Economia e financiamento do sistema de saúde no Brasil. Organização: Gadelha, Paulo; Noronha, José Carvalho de; Castro, Leonardo; Pereira, Telma Ruth. Rio de Janeiro: Edições Livres (Icict-Fiocruz), 2021.

TDs:

TD 43 – Os fluxos financeiros no financiamento e no gasto em Saúde no Brasil – Fernando Gaiger Silveira (2020)

TD 51 – Empresas de Planos de Saúde no Brasil: Crise Sanitária e Estratégias de Expansão – Lucas Salvador Andrietta, Ligia Bahia et al (2021)

SERVIÇO:

19/09 – Saúde, estado e mercado: equidade e justiça redistributiva

Palestrantes: Carlos Ocké-Reis (Ipea)

                         Iola Andrade (UFMG)

                         Sulamis Dain

Debatedores: Fernando Gaiger Silveira (Ipea)

                          Francisco Funcia (CNS)

26/09 – Análise da saúde na economia

Palestrantes: Maria Angélica Borges dos Santos (Fiocruz)

                        Heitor Franco Werneck (ANS)

                        Ricardo Montes de Moraes (IBGE)

Debatedores: Luciana Mendes Santos Servo (Ipea)

                         Pedro Marques (USP)

Para mais informações, acesse o portal Saúde Amanhã ou o canal Vídeo Saúde – Distribuidora da Fiocruz, no Youtube.  

TOP