A Fiocruz instalou um grupo de trabalho, na última quarta-feira (15/6), com o propósito de assegurar a implementação da Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nacões Unidas (ONU), na Fundação. O grupo de trabalho irá propor as Diretrizes da Fiocruz para a adoção da Agenda, fornecendo subsídios para que a Fundação exerça papel estratégico na área da saúde para o cumprimento de seus objetivos no país.
O grupo será composto pelo diretor do Centro da Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss, pelo assessor da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção em Saúde (VPAAPS), pelo coordenador do Observatório dos Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina, Edmundo Gallo, pela coordenadora do Centro de Estudos Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (CEPI/DDS), Patrícia Ribeiro, pela coordenadora do Programa Institucional Biodiversidade & Saúde (PIBS), e por Luiz Augusto Galvão, do Cris/Fiocruz.
Na reunião que instalou o grupo, o diretor do Cris/Fiocruz, Paulo Buss, destacou as oportunidades da Fiocruz aportar contribuições nos campos da saúde e da ciência, tecnologia e inovação nos planos local nacional e internacional, por meio de ações e cooperações estruturantes. O vasto histórico da Fiocruz no desenvolvimento de tecnologias sociais foi ressaltado como uma oferta estratégica da Fundação à Agenda 2030.
A reunião definiu que no dia 1º de setembro de 2016 será realizado um seminário sobre as oportunidades e desafios da implementação da Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável na Fiocruz.
Agência Fiocruz de Notícias, 17/06/2016